em

Fotografar com flash prejudica obras de arte?

Fotografar com flash prejudica obras de arte?

Se você por algum motivo nunca foi em um museu poderá ficar meio perdido nesta matéria, mas, para garantirmos uma política onde todos possam entender nossas publicações aí vai:

É proibido fotografar com flash peças de arte ou artigos de museus!

Para não correr o risco de que por alguma mágica as peças de arte peguem fogo ou explodam?

Não, a medida é adotada para manter as exposições em seu estado mais natural possível.

Pode parecer exagero, mas os flashes das câmeras são muito fortes, o que acaba prejudicando a coloração dos artigos expostos.

Isso ocorre pelo fato da luz do flash ter raios ultravioletas, nesses raios são encontrados os fótons, que são partículas de luz que tem uma energia muito maior que luzes normais, causando uma queima de cores nos objetos que a eles forem expostos.

Obviamente um único flash não consegue causar tanto estrago, mas, imagine um museu onde entram em torno de mil pessoas por semana e cada uma tira duas fotos de cada objeto exposto.

É muito raio ultravioleta não é mesmo?

pintura monalissa

Quando os fótons atingem as exposições, seus elétrons de coloração respondem ao flash, gerando uma espécie de reação onde algumas ligações químicas entre moléculas que formam o pigmento (cor) se desfazem causando descolorações em uma pintura por exemplo.

São só os flashes de câmeras fotográficas que estragam as peças de arte?

Não, qualquer luz branca pode causar esse desgaste, até mesmo a luz do sol ou de lâmpadas fluorescentes.

Mas então por que proibir flashes se eles são obrigados a manter algum tipo de luz sobre as exposições?

Porque os flashes em especial são muito mais fortes que outras luzes, tem uma concentração muito maior de raios ultravioletas.

É realmente uma pena que a sua foto não vá ficar a mesma coisa sem usar o flash, mas veja pelo lado bom, assim você está ajudando a preservar as peças de arte do museu mantendo a sua beleza natural por muito mais tempo que durariam se ficassem sendo atacadas por fortes feixes de fótons.

Publicado por Ivanilton Quinto

Empresário viciado em tecnologia, Ivanilton Quinto adora desenvolver e brincar com soluções que tenham o poder de facilitar nossa rotina digital!

Deixe o seu comentário:

normas da abnt para monografia tcc e trabalhos academicos

Normas da ABNT para Monografia, Tcc e Trabalhos Acadêmicos

Seu cérebro te faz comprar coisas que não precisa?

Seu cérebro te faz comprar coisas que não precisa?