A tecnologia Near Field Communication (NFC) permite que seja feita a troca de informação entre dispositivos sem que haja a necessidade de cabos ou fios.
Para isso, basta uma aproximação física dos dispositivos que tenham chip compatível. Como por exemplo, um cartão de crédito e a máquina de pagamento. Dessa forma, não é necessário nem mesmo digitar senha.
A troca de dados é feita de forma automática. Isto é, sem precisar de configurações prévias e pode ser feita entre smartphones, mas também com qualquer outro tipo de dispositivo que possua um chip compatível.
A diferença do NFC para o Bluetooth é que esta tecnologia não precisa do pareamento entre os aparelhos. Basta que se aproximem um do outro.
Como funciona a tecnologia NFC
A tecnologia teve origem no padrão Radio Frequency Identifications (RFID). Entretanto, se distanciou dela ao limitar o campo de atuação das frequências para uma distância de no máximo 10 cm.
O NFC funciona a partir da geração de uma frequência de rádio de curta distância. Essa onda possibilita que sejam trocados uma pequena quantidade de dados somente fazendo a aproximação dos dispositivos.
Esta é uma forma de tornar os dispositivos equipados com essa tecnologia mais seguros. Isso porque como a transferência de informações é feita somente em distâncias muito curtas, não há a interferência de um terceiro dispositivo com sinal responsável por espalhar vírus, que é o que frequentemente acontece em conexões feitas a partir de Bluetooth e Wi-Fi.
As aplicações da tecnologia NFC
Um dispositivo equipado com chip NFC pode ser usado para pagamento, ler tags para acesso a informações ou até mesmo ser usado como forma de identificação.
Há a possibilidade de equipamentos que tenham NFC substituírem os cartões de crédito ou códigos de barra.
Assim, apenas aproximando o celular será possível saber o preço do produto. Da mesma forma, aproximando o celular ao aparelho equipado com o NFC instalado nos caixas das lojas para fazer o pagamento, sem que seja preciso usar o cartão de crédito.
Atualmente, a tecnologia já é usada em diversas cidades do mundo na compra de bilhetes de transportes, ingressos de eventos e entre outras aplicações.
O Bilhete Único da Prefeitura do Estado de São Paulo já usa o NFC como forma de consultas e recargas de bilhetes de transportes. Recentemente o uso de celular e cartões de créditos com a tecnologia também foram adotados como forma de pagamento nos transportes públicos da cidade.
O NFC também permite a troca de arquivos entre dois celulares apenas colocando os aparelhos lado a lado. E ainda pode ser usado para reproduzir músicas do smartphone para uma caixa de som ou home theater.
O que esperar dessa tecnologia no futuro?
A tendência é que o NFC cresça e se torne a porta de entrada para o universo dos pagamentos móveis em serviços como o Apple Pay, Samsung Pay e Mercado Pago, por exemplo. Isso vai fazer com que se construa uma nova relação com a forma com a qual pagamos aquilo que consumimos.
Desse modo, é bem provável que com o tempo a tecnologia NFC ajude para que a carteira seja substituída, já que basta você ter seu celular em mãos para realizar pagamentos.
De fato, esta tecnologia pegou carona na popularização dos smartphones para se tornar mais acessível e se incluir no nosso dia-a-dia.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email para receber atualizações com as últimas publicações do nosso blog.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total="false" button_on_newline="false" custom_font_size="16px" custom_border_radius="0" custom_border_weight="1" custom_padding="15" custom_spacing="10" submit_button_classes="" email_field_classes="" show_only_email_and_button="true" success_message="Sucesso! Enviamos um e-mail para confirmar a sua assinatura. Encontre o e-mail agora e clique em 'Confirmar' para iniciar a inscrição."]