O PIX faz parte do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), que foi estabelecido pelo comunicado nº32.927 do Banco Central, emitido em 21 de dezembro de 2018. Este meio vai facilitar as transações financeiras.
De acordo com o BC, o PIX vai começar a funcionar no dia 16 de novembro. A oferta do PIX vai ser obrigatória para 34 instituições financeiras e de pagamentos que possuam mais de 500 mil clientes ativos. É importante ficar atento às notificações do seu banco sobre o serviço.
O PIX não se trata de um aplicativo ou banco, já que vai funcionar com as contas que os clientes já possuem em alguma instituição bancária.
O que se espera é que o PIX seja o substituto das DOCs e TEDS. Isso porque, é um serviço gratuito que está disponível a qualquer hora e qualquer dia por semana. As quantias transferidas vão cair instantaneamente.
Qual a utilidade do novo serviço?
Na prática, o PIX vai ser uma forma de desburocratizar as transações bancárias que envolvam transferências e também pagamentos. O sistema vai servir para fazer transferência de quantias tanto entre pessoas físicas quanto jurídicas.
Para pagamentos, ao usar o PIX será possível comprar e pagar no mesmo momento pelo celular, por meio do aplicativo da instituição bancária. Assim, não será mais preciso dinheiro, cartão de crédito ou boleto, o que tornar a transação mais ágil e segura.
O pagamento poderá ser feito pela Chave Pix, por um link gerado pelo celular ou ainda pela leitura de um QR Code. Os órgãos pertencentes ao governo também vão aderir ao PIX. Assim, também será possível pagar contas e tributos instantaneamente.
Como fazer o cadastro do PIX?
O cadastro oficial para o PIX vai começar no dia 5 de outubro. Contudo, vários bancos e operadoras financeiras já estão oferecendo um pré-cadastro a seus clientes.
Essa é uma forma de habilitar os clientes usarem o serviço tão logo ele comece a operar oficialmente. O pré-cadastro deve ser feito a partir do site ou aplicativo da instituição financeira a partir de um link ou opção disponibilizada por ela.
O que é a Chave PIX e como funciona?
A Chave PIX nada mais é do que a identificação do usuário e pode ser o CPF, e-mail, telefone ou um código de números e letras, chamado EVP.
Cada conta pode ter até cinco chaves diferentes e os clientes podem ativar o PIX para diferentes contas bancárias que usem. Entretanto, para cada conta será preciso definir uma chave.