10 Dicas para aprimorar suas pesquisas no Google

Sete de cada dez pessoas usam o Google como página inicial, quase sempre que acessamos a Internet acabamos digitando alguma coisa na caixa de texto do buscador e em menos de um segundo surgem bilhões de resultados em nossa tela e um problema que é filtrar o que realmente nos interessa, com as dicas a seguir vamos aprimorar os resultados das consultas e economizar o nosso tempo, como pesquisar no Google com maior eficiência?

1.Buscar a frase exata:
Vamos dizer que você está procurando conteúdo sobre Guerra de Canudos. Provavelmente vai encontrar resultados muito mais relevantes simplesmente colocando sua frase dentro de aspas duplas, os resultados trarão apenas e exatamente o conjunto de palavras que você esta buscando.
Exemplo: “Guerra de Canudos”

2. Excluir palavras:

Vamos dizer que você deseja procurar conteúdo sobre marketing na internet, mas você deseja excluir todos os resultados que contêm o termo publicidade. Para isso, basta utilizar o sinal “-” na frente da palavra que deseja excluir”.

Exemplo de pesquisa: “marketing na internet” -publicidade

3. busca apenas em um site específico:
Muitas vezes, você deseja procurar em um site específico por a uma determinada frase. Mesmo se o site não tenha suporte a um recurso interno de busca, você pode usar o Google para pesquisar nele.

Exemplo: site:rotinadigital.net  “produtos mais vendidos”

4. Encontrar palavras semelhantes e sinônimos:
Digamos que você queira incluir uma palavra na sua pesquisa, mas quer incluir os resultados que contenham palavras semelhantes ou sinônimos. Para fazer isso, use o “~” na frente da palavra.

Exemplo: “marketing na internet” ~ profissionais

5. Apenas tipos específicos de documentos:
Se você estiver procurando um tipo específico de arquivo, você pode usar o modificador “filetype:”. Por exemplo, se você quiser encontrar apenas pdf’s relacionados com receitas.

Exemplo: “receitas” filetype:pdf

6. Isto ou aquilo (condicional):
Por padrão, quando você faz uma busca, o Google vai incluir todas as condições especificadas na pesquisa. Se você estiver procurando por respostas condicionais de um ou mais termos, pode usar o operador OR. (Nota: as letras devem ser maiúsculas).

Exemplo: internet marketing OR publicidade

7. Calculadora:
A próxima vez que você precisa fazer um cálculo rápido, em vez de usar uma calculadora, você pode simplesmente digitar a sua expressão no Google.

Exemplo: 48512 * 1,02

8. Definições de palavras (Dicionário):
Se você precisa achar a definição de uma palavra ou frase, basta usar o comando “define:”.

Exemplo:  define: constituição

9. Apenas rostos nos resultados de imagens

Adicione “&imgtype=face”  no final da URL de sua busca de imagens para obter apenas imagens de rostos.

Exemplo: pesquisa de imagens por rosa

10. Domínios específicos
você pode restringir seu resultados a grupos específicos de sites, tipo apenas sites do governo ou de  instituições educacionais.

Exemplos:
site:ba.gov.br
site:edu.br

*Procure colocar em suas pesquisas o máximo de termos relacionados a sua dúvida, quanto mais especifico você for maiores serão as chances de achar o que esta procurando, palavras genéricas retornam resultados vagos e de temas variados.

Espero que esta lista que esta lista seja útil em suas futuras pesquisas no Google, se você souber de alguma dica que não mencionamos aqui, por favor, sinta-se a vontade para compartilhá-la com todos  através de um comentários.

Compartilhe Também:

Comentários(2)

Deixe seu comentário