O que é HTML?

Html-source-codeO HTML (HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto) nasceu das mãos do pai do WWW, Tim Berners-Lee, em 1980 ele pesquisava uma maneira eficiente de utilizar e compartilhar documentos enquanto trabalhava na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), finalmente em 1989, Berners-Lee apresentou seu projeto propondo a Internet baseada em sistemas de hipertexto.

A definição de hipertexto foi criada pelo teórico e académico americano Theodor H. Nelson, na década de 1960, o hipertexto é uma forma de escrita não sequencial, textos que se ramificam em outros blocos de textos e permite aos leitores seguir diferentes caminhos.

Já no final de 1990 Berners-Lee escreveu o primeiro navegador web, o software responsável pelo servidor e colocou no ar o primeiro site da Internet, apesar disso o projeto não foi adotado formalmente pelo CERN na época.

Como o HTML funciona?

Uma página básica em HTML é um arquivo de texto simples contendo os textos e elementos da página e os comandos HTML que definem a formatação do site. Os comandos são indicados entre marcadores chamados TAG, eles estão entre os símbolos de < e >.

A maioria dos comandos é usada em pares, sendo que quando você abre alguma TAG como, por exemplo, a TAG , você precisará fecha-la repetindo o mesmo elemento precedido de uma barra invertida, por exemplo: .

Os arquivos HTML são visualizados através dos navegadores ou browser como o Internet Explorer, o Firefox ou o Google Chrome. O navegador lê o arquivo e traduz os códigos para a forma em que visualizamos as páginas.

Para criar arquivos HTML basta apenas um simples editor de texto como o Notepad, mais para trabalhos profissionais é altamente recomendado usar um editor gráfico na criação das páginas.

Apesar de ter sido desenvolvida no inicio da Internet, o HTML ainda é a linguagem padrão até da Web até hoje, e dominar o básico dele é o primeiro passo para desenvolver qualquer coisa na internet, então não perca tempo!

Baixe a apostila do manual básico de HTML com várias explicações e passo a passos.

Compartilhe Também:

Deixe seu comentário