4 Dicas para salvar o seu email dos spams

Todo dia pela manhã, eu costumo olhar meus e-mails, mais hoje algo em especial me chamou a atenção, havia um cara me oferecendo comedouros geo plásticos para confinamento de bovinos, ovinos e caprinos, você sabe o que é isso? Bem, eu não tenho a minima ideia, pelo menos acho que não esta relacionado a área de analise de sistemas, esse é só um pequeno exemplo da inconveniência e falta de noção dos spams, mensagem eletrônica não solicitada enviada em massa, eles correspondem por nada menos que 81% dos e-mails enviados no mundo.

Os spammers coletam seu e-mail pela Internet e verificam se o endereço é válido antes de começar a enviar lixo eletrônico pra sua caixa de entrada. É difícil escapar dessa praga virtual, mais tomado algumas medidas podemos reduzir a possibilidade de receber spam, ou pelo menos reduzir a sua quantidade. Aproveitei esse fato inusitado que aconteceu comigo para escrever algumas dicas para vocês:

1. Tenha cuidado na divulgação de seu endereço de e-mail ou informações pessoais:

  • Não divulgue suas informações pessoais com facilidade, incluindo seus endereços de e-mail;
  • Verifique a política de privacidade de sites ou empresas antes de fornecer quaisquer informações pessoais ao preencher formulários web de registo, pesquisas on-line, etc. Procure opções que lhe permitem cancelar o recebimento de e-mails sobre ofertas ou outras informações de marketing;
  • Tenha cuidado ao subscreverem serviços gratuitos, principalmente quando no preenchimento do perfil da conta. Verifique os termos e condições do serviço, especialmente as políticas privacidade.
  • Não publique seu endereço de e-mail em sites públicos, listas de contatos, listas de discussões ou salas de bate-papo.

2. Dicas para usar conta de e-mail:

  • Sempre que possível, utilizar os endereços separadas para diferentes fins. Por exemplo, use uma conta para Redes Sociais e bate-papo, outro para fins comerciais ou trabalho e um para uso pessoal.
  • Evite o uso de um endereço de e-mail simples que contém palavras encontradas no dicionário ou nomes comuns. Os spammers podem usar a técnica de força bruta para adivinhar endereços válido em um domínio específico, usando palavras de dicionários, ou combinações de palavras comuns.

3. Ao verificar seus e-mails:

  • Não seja pego pelos truques favoritos dos spammers, tais como o uso de títulos de assuntos chamativos como “Lembra de mim?” geralmente eles tentam mexer com sua curiosidade;
  • Tenha cuidado ao abrir  anexos de e-mail, principalmente quando recebe-los  de estranhos, pior que o spam, são os vírus que podem vir escondidos nessas mensagens;
  • Simplesmente apague e-mails de remetentes desconhecidos ou de fontes duvidosas, pois sua resposta ou clicar em qualquer link na mensagem de uma fonte desconhecida, você está confirmando para o remetente que o seu endereço de e-mail é válido.
  • Verifique a pasta enviados ou caixa de saída do seu programa de mensagem eletrônica (ou conta de webmail) para ver se há alguma mensagem de saída que não foram enviadas por você. Se houver mensagens, seu computador pode ter sido invadido e usado por spammers ou hackers para enviar e-mails através de sua conta. Você deve se desconectar da internet imediatamente e escanear seu computador com antivírus ou anti-spyware atualizados.

4. Dicas para proteger seu computador:

  • Use as soluções anti-spam oferecidos pelos provedores de e-mail, essas ferramentas filtram automaticamente o lixo eletrônico, alguns mensagens que não são spam também vão no meio, mais essa é uma boa alternativa para manter sua caixa de entrada mais limpa;
  • Instalar e ativar o software antivírus e mantê-lo atualizado com as últimas assinaturas de vírus. Ativar detecção em tempo real para procurar vírus de computador, códigos maliciosos para os processos ativos, executáveis e arquivos de documentos que estão sendo processados e deixar agendada uma verificação completa do sistema para ser executada regularmente.
  • Verifique sempre se o firewall do Windows esta ativo;
  • Aplique os patches de segurança mais recentes e atualizações do sistema.

O que você acha dessas mensagens inconvenientes em nossos e-mails? Também queremos ouvir a sua historia!

Compartilhe Também:

Deixe seu comentário