em

3 Dicas para fazer um registro de domínio

Dicas para registrar dominio
Imagem: Ppixabay

Se você tem interesse em criar um blog, serviço na internet ou um site, é necessário saber que há algumas etapas a serem seguidas e, que isso acontece desde o início da ideia até o momento em que o usuário faz o clique.

Esse percurso não é tão complicado e você deve, primeiramente, aprender como fazer um registro de domínio. Porém, antes de continuarmos com este artigo, vale a pena explicar o que seria um domínio.

Para os iniciantes nesse ramo, um domínio é basicamente o nome escolhido por você para sua página na internet, facilitando que o seu site seja identificado por meio da URL, como por exemplo: www.suaempresa.com, www.seublog.com.br ou www.sualoja.net.

Como registrar um domínio?

A primeira etapa para o registro de domínio é definir o nome do seu site. É muito importante que seja objetivo e criativo, já que é através do domínio que a identidade do seu site é localizada. O próximo passo é escolher a extensão do seu site, as mais conhecidas são:

.com.br

.com

.net

.org

.info

.blog.br

.ind.br

Em seguida, você deve escolher uma hospedagem de site, pois ter um registro de domínio garante apenas o uso do endereço, porém, não permite que você publique nada sem uma hospedagem.

Como o próprio nome já diz, a hospedagem seria basicamente uma “casa”, ou seja, sua função é armazenar todos os arquivos que serão utilizados em um servidor, onde seu site poderá ser acessado na internet a qualquer momento e por qualquer pessoa no mundo, digitando apenas o nome do domínio.

O registro de domínio não pode ser uma cópia de um site já existente, nem remeter a outra empresa. Sendo assim, a sua marca online deve ter uma identidade única e autoral.

Ser objetivo também faz parte quando você está registrando um site. Pense em nomes curtos e que sejam de fácil compreensão para o usuário. Escolha palavras pequenas e com grafias simples.

O Google Trends pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar a encontrar as melhores palavras, ele faz busca de nomes que se relacionam com a sua área e qual é o volume de buscas de cada um.

Como saber se um domínio está disponível?

Para saber se um domínio já está sendo usado ou não é bastante simples, inclusive é gratuito, basta acessar a ferramenta do Google Domains. Na sequência, digite o nome na caixa de pesquisa na parte superior da página.

Após isso, verifique os resultados da pesquisa e veja se o domínio pode ser utilizado. Caso esteja disponível, você consegue comprar o nome que pesquisou.

Para refinar sua pesquisa, você também pode pesquisar um domínio com uma terminação específica, como por exemplo, .com ou .org. Você também pode pesquisar apenas seu nome de domínio e verificar todas as variações disponíveis.

Para complementar, é possível pesquisar todas as terminações disponíveis para fazer um registro de domínio, basta digitar na parte superior da página do Google Domains e ativar “todas as terminações” para saber todas as possíveis terminações de um domínio.

Como proteger seu domínio?

Como mencionamos, o seu domínio precisa ter uma identidade própria e única. Para você não correr o risco de ter sua marca copiada é possível utilizar os chamados “domínios suplementares”.

Qualquer usuário pode se confundir entre um site e outro ou até mesmo acessar o site errado devido uma falha de digitação. Inclusive, alguns criminosos infelizmente se aproveitam dessas falhas para se passar pela sua marca, com isso chegam até a conseguir dados sigilosos dos seus clientes.

Para que isso não aconteça, você pode comprar domínios que sejam parecidos com o seu. Faça uma lista com os principais erros de digitação que podem acontecer para quem tenta acessar o seu site. Se sua marca já é conhecida, você também pode fazer o mesmo para seu slogan.

Outra dica muito importante é inserir o mesmo domínio com extensões diferentes (.br, .com., net, .info).

Pronto, a partir de agora você já sabe como é feito o registro de domínio e deve ter percebido que não é tão difícil assim, né? Afinal, a etapa mais demorada é na definição do nome do seu site, já que isso pode ajudar no seu posicionamento e nas estratégias de marketing.

Depois de ter definido seu domínio, ter comprado a hospedagem do seu site e lançá-lo oficialmente, tudo o que você precisa fazer é investir em conteúdo. Com isso poderá se tornar cada vez mais relevante para seu público e conquistar mais audiência. Para tal prefira qualidade acima de quantidade, se necessário, pode até contratar escritores para que seu conteúdo seja realmente bom. Tudo isso é imprescindível para montar um site ou blog de sucesso na internet de hoje.

Por fim, fica claro que escolher um bom domínio é fundamental para melhorar o engajamento do seu site. Se você fizer bem o dever de casa e escolher um nome que fixa na cabeça das pessoas, sua marca vai ser mais lembrada e com isso os acessos em seu website tendem a aumentar bastante.

Publicado por Ivanilton Quinto

Empresário viciado em tecnologia, Ivanilton Quinto adora desenvolver e brincar com soluções que tenham o poder de facilitar nossa rotina digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

saiba como foi o primeiro acidente automobilistico da historia

Conheça o Primeiro Acidente Automobilístico da História

Por que a água apaga o fogo?