Cloudflare – Acelere o desempenho e proteja de seu site de graça



Você gostaria de acelerar o desempenho do seu site além de proteger-lo de spammers e hackers? Ah, e fazer tudo isso de graça? Embora provavelmente parece bom demais para ser verdade, um novo serviço chamado CloudFlare pretende fazer tudo isso  muito mais.

De acordo com CloudFlare, em média, um site usando o seu serviço irá carregar 30% mais rápido, e usar 60% menos largura de banda. Tudo que você precisa fazer é uma mudança simples nas configurações de DNS no seu registro e começar a experimentar os benefícios.

O será que o CloudFlare funciona? Bem, eu decidi testar por mim mesmo neste site, e os resultados foram excepcionais, o blog tinha problemas quase que diariamente por causa de ataques de botnets e spamers, depois do CloudFlare o Rotina Digital teve um ganho de desempenho na casa do 50%, todas as tentativas de ataque são logadas pelo serviço e mesmo quando o servidor sai do ar, o CloudFlare mantém as páginas online através de seu cache.

Inscrever-se é muito simples. Basta digitar no seu e-mail, nome de usuário e senha.

Em seguida, você precisa passar por um assistente em 4 passos.

Passo 1 digite o nome de seu domínio.

CloudFlare irá escanear sua configuração de DNS atual. Isso leva aproximadamente 60 segundos e durante esse tempo, você assiste a uma boa introdução sobre como funciona o serviço.

Os passos 2 e 3 permitem que você edite as configurações encontradas automaticamente, geralmente não há necessidade de mexer em nada.

A etapa 4 pede para atualizar seus servidores de nome (DNS). Para muitas pessoas, esta é provavelmente a única medida que pode dar um pouco de trabalho.

Tenha em mente, porém, que pode demorar até 24 horas para o CloudFlare para começar a trabalhar em seu site, esse é o tempo médio para as novas definições de DNS se propagarem pela Internet.

Finalmente, se você estiver usando WordPress , certifique-se de instalar o plugin do CloudFlare. Ele vai garantir que tudo estará funcionando perfeitamente e também otimiza o seu banco de dados.

Como você pode ver o CloudFlare é bastante simples de configurar e usar e é completamente grátis, então porque não experimentá-lo para acelerar e proteger o seu site?

 

Compartilhe Também:

Este post tem 17 comentários

  1. Ótima dica! Mas ele só deve servir para hospedagem privada, ou não? Hospedagens gratuitas como o blogspot.com não devem ter a permissão para este tipo de configuração. Por favor corrija-me se eu estiver falando asneira.

    1. Correto amigo, vc precisa ter acesso as configurações do host para poder mudar os endereços dos servidores DNS.
      Um abraço.

  2. o problema e que se você usar isso o sistema dará inumeros falsos positivos como esse que recebi ao entrar em seu site http://twitpic.com/564z53 imagina quantas vezes ele deve ter aparecido para outros visitantes

    sus visitas caíram muito ao instalar essa parada?

    1. Não houve alterações nos números de visitantes, mais você ficaria impressionado com a quantidade de ataques que são bloqueados pelo sistema, eles vão de bots de spamers a tentativas de brute force. As mensagens surgem quanto algum IP na faixa do seu esta originando algum tipo de atividade suspeita, agora, se o visitante estiver realmente interessado no seu conteúdo o captcha não afastá-lo, este seria um empecilho mínimo perto das vantagens oferecidas pelo Cloudflare.

  3. Eu usei no meu site, usando o cloudflare e as visitas visivelmente caíram, em cerca de 15%, e muitos dos meus visitantes, sempre recebiam uma mensagem incorreta de aviso. Pra quem usa o cloudflare e tem sites para se monetizar não compensa. Agora para quem tem site onde não há monetização ai é outros 500. Mais você realmente só vê a diferença quando tem um adsense, adwords, pixazza e hotwords da vida e sobrevive dele,comparando estes sistemas e seus ganhos com o antes e o depois. Abraço!

    1. Se o cara já tá ganhando dinheiro com o site o melhor é ele deixar de casquinhagem e contratar uma hospedagem decente, mais para quem não tem fins lucrativos ou ainda esta iniciando essa é um excelente alternativa 🙂

  4. E ai galera blz, seguinte, venho falar sobre o Cloudflare. De inicio estava gostando muito do sistema, mas depois de um tempo, percebi que tive uma queda muito alta nas visitas devido a proteção que o sistema oferece contra computadores infectados. Recomendo a quem deseja ter muitas visitas não utilizar este sistema. Vlw pessoal. Boa sorte!

    1. O Clould Flare tem uma opção de segurança que mantém o nível de acesso em seu site que pode ser configurado. Se seu conteúdo é disponibilizado para algum público em específico seria bom manter o sistema, pois isso impediria alguma atividade irregular externa como spans, boots, brute force, hotwords e etc.

  5. Tem como usar ele só pra CDN?

    1. Você pode tentar desabilitar as funcionalidades adcionais nas configurações e fazer o teste.

  6. Já usei o Cloudflare e percebi que houve um pequeno aumento no número de visitas. Contudo, não posso afirmar que foi devido ao Cloudflare ou não. O que me incomodou foram os erros que eram exibidos de vez em quando, quando acessávamos o site.

  7. Colega boa noite ,
    Estou usando também o Cloudflare você chegou a usar a versão paga também ou só a gratuita ?Se sim sentiu alguma mudança ?

    1. Olá Fabrício, só usei a versão free, acho mais interessante investir seu dinheiro em uma hospedagem de qualidade.
      Abs.

  8. Eu uso o cloudflare a mais de um ano a versão pró que não é gratuita (custa 20 dólares)e posso fazer alguns comentários :
    As visitas podem diminuir em um primeiro momento , mas depois aumentam pelo ganho de velocidade(ninguém quer acessar um site lento) , vou explicar aquilo que percebi do uso , cerca de 15 % das minhas visitas eram de invasores chineses e russos e isso eu conseguia ver nas estatísticas do site , me respondam um chinês lendo em português e algo estranho e devido a essas visitas meu servidor vivia estourando o uso de memoria e processador .depois de colocar o serviço o uso de mem e processador cairam mais de 60 % esse foi o primeiro ponto. O cloudflare também permite que você bloqueie totalmente um país, e foi isso que fiz com China e Russia e recomendo a todos que façam o mesmo , a maioria dos ataques parte destes dois países e é muito improvável que um Russo ou Chinês queira ler um site em português .
    O mais impressionante é o poder do Cloudflare ,ele faz cache de tudo e meu site que abria em 8 segundos passou a ter uma média de 0,5 segundos fazendo o carregamento do Texas , o carregamento em solo brasileiro também melhorou caiu de cerca de 16 segundos para algo em torno de 3 a 4 segundos , é importante lembrar que a única desvantagem do cloudflare é não ter um datacenter no Brasil de resto é ir para o abraço .
    Uma outra recomendação que eu faço e para os usuários de wordpress que usem o plugin w3 total cache em conjunto com cloudflare e cloudfront do Amazon desta forma você neutraliza a falta de datacenter do cloudflare no Brasil com o uso do datacenter do Amazon , o serviço do Amazon é pago mas extremamente barato , em meu site no qual recebo uma quantidade grande de visitas diárias o custo fica sempre abaixo dos 20 dólares , para um blog com poucas visitas o custo deve ficar na casa de centavos de dólar .

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: