Compartilhe com um Amigo:

formula da coca cola

Quando uma empresa de alimentos ou bebidas consegue encontrar uma fórmula que ofereça um produto final próximo a perfeição, é importantíssimo que esta fórmula não chegue aos ouvidos dos concorrentes, que poderão conseguir lançar o produto antes de você e consequentemente ficar com todo o crédito.

Em 2011 uma especulação de que apenas duas pessoas no mundo todo conheciam a receita da Coca-Cola tomou a internet, segundo algumas fontes, essas duas pessoas eram proibidas de andar juntas para evitar que alguma catástrofe acabasse matando os dois e ninguém mais soubesse como reproduzir o refrigerante.

Andar em um avião ou em qualquer outro veículo era totalmente fora de cogitação para os detentores da misteriosa fórmula, quando uma reunião precisava ser organizada, ela devia ser extremamente secreta, em um local completamente isolado para evitar que atentados organizados por concorrentes não ocorresse. Agora, nos diga, você realmente acreditou nessa história?

Segundo o site oficial da Coca-Cola, existem mais de 900 fabricas da marca, mais de 92.400 funcionários em mais de 200 países, então, você acha mesmo que apenas duas pessoas sabem a fórmula necessária para produzir o refrigerante? Difícil acreditar, não é mesmo?

Os funcionários das fabricas podem não saber a fórmula completa, mas eles precisam saber pelo menos uma parte dela para poderem fazer o seu serviço, pois, o trabalho deles dificilmente seria apenas apertar um ou dois botões para ligar as máquinas, é preciso configurá-las para que façam os serviços do processo de produção.

É provável que seja verdade que poucas pessoas saibam a fórmula completa da Coca-Cola, afinal, quanto menor for o número de cientes, mais difícil fica a possibilidade de um concorrente lançar uma “nova Coca-Cola”, além disso, não é preciso ter dúvidas de que, quem sabe, tem um cargo muito alto na empresa ou recebe uma grana preta para não abrir a boca.

Em dezembro de 2011, em uma entrevista à ABC News, o ex-gerente de marketing da Coca-Cola, Jacquie Wansley, nem ele sabe o número exato de pessoas que sabem a fórmula do refrigerante, mas garante que são poucas. Ele deu essa declaração em uma mesma matéria onde disse que a fórmula da Coca-Cola estaria mudando e uma cópia escrita da antiga estava sendo retirada de um cofre no SunTrust Bank em Atlanta depois de 125 anos, a nova fórmula estaria sendo trancada em um cofre secreto em um local desconhecido.

Quanto ao rumor de somente duas pessoas saberem a fórmula, isso já foi verdade, em 1886, quando o inventor da Coca-Cola, John Pemberton, que buscava uma bebida que o ajudasse a curar o vício em morfina, resolveu pedir uma ajuda a dois amigos para melhorar a sua “Pemberton’s French Wine Coca ou Vinho Francês de Coca do Perbenton”, o farmacêutico Willis Venable e Frank Mason Robinson, um amigo de Pemberton que acabou dando a ideia do nome “Coca-Cola”.

A fórmula da bebida acabou se tornando algo realmente secreto em 1891, quando Asa Candler comprou os direitos exclusivos sobre a receita, que já havia passado por outras três empresas depois de Pemberton, ou seja, pelo menos mais três pessoas a mais sabiam essa receita. Segundo algumas fontes, Asa Candler destruiu todas as copias da receita que conseguiu encontrar e a contou somente para alguns dos principais funcionários que cuidavam da produção. Somente em 1919, quando a empresa já não estava mais nas mãos de Candler, que a fórmula voltou a ser escrita, mas, todas as copias criadas foram muito bem guardadas em cofres.

Mesmo que alguém descobrisse a formula da Coca-Cola, as pessoas dificilmente deixariam de comprar a marca para começar a consumir uma cópia. A maior prova disso aconteceu em 1985, quando a empresa tentou lançar a New Coke ou Coca-Cola II, que supostamente tinha a formula mudada. Degustadores que provaram a Nova Coca-Cola diziam perceber uma real melhora no sabor, porém, o marketing da marca foi um tremendo desastre, pois os fãs clamaram pela volta da antiga Coca-Cola em 1992.

[Fonte]

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu