Compartilhe com um Amigo:
Resultado de imagem para XMLRPC

O XMLRPC é um sistema que permite atualizações remotas do WordPress através de outros aplicativos. Por exemplo, o Windows Live Writer é capaz de postar diretamente no WordPress por meio do XMLRPC. No entanto, esse recurso do WordPress fica desativado por padrão devido a problemas de codificação.

Em essência, o XMLRPC php poderia abrir o site para vários ataques e outros problemas.

Neste tutorial, mostraremos como ativar e desativar o XMLRPC php e por que é importante saber a diferença.

Por que você precisa do XMLRPC?

O XMLRPC permite conexão remota ao WordPress. Sem ele, várias ferramentas e aplicativos de publicação simplesmente não funcionariam. Quaisquer atualizações ou adições ao site teriam que ser feitas durante o login diretamente dentro do blog.

Qual o lado bom?

Ao desativar esse recurso, você elimina o risco de acesso por meio de ataques externos. Embora os desenvolvedores da comunidade da plataforma digam que a programação do XMLRPC é tão segura quanto o resto dos arquivos principais do WordPress, alguns podem se sentir mais seguros desativando essa funcionalidade.

É como ter uma casa com apenas uma porta. Adicionar uma segunda porta pode ser mais conveniente, mas cria outro ponto de entrada que precisa ser monitorado.

Qual o lado mal?

A desvantagem óbvia de eliminar esse recurso é que o acesso remoto ao WordPress não será mais possível. Isso remove algumas das funcionalidades e versatilidade do sistema. Em vez de postar seus textos por aplicativos automaticamente usando acesso remoto, qualquer conteúdo e outras alterações teriam que ser feitas diretamente no WordPress na forma tradicional.

Veja também

Isso pode ser um problema para quem gosta de postar conteúdo diretamente de seus dispositivos móveis por exemplo.

A realidade do XMLRPC

Na maioria das vezes, o XMLRPC só é realmente útil se você planeja usar aplicativos para dispositivos móveis ou conexões remotas para publicar conteúdo em seu site. Como o uso móvel tem sido uma forma tão comum de acessar a Internet, muitas pessoas usarão aplicativos remotos para tornar o desenvolvimento de seus sites WordPress mais cômoda.

Essa também é uma das razões pelas quais os desenvolvedores se esforçaram tanto para corrigir os problemas com o código desse recurso.

No entanto, nem todos precisarão dessa funcionalidade ativada. Muitos aspectos do sistema funcionam muito bem e são fáceis de usar em smartphones ou tablets, já que o núcleo do WordPress funciona excepcionalmente bem em um ambiente móvel.

Desativando o XMLRPC por meio de plug-ins

Embora muitas coisas possam ser feitas no nível de codificação no WordPress, às vezes é mais fácil e seguro usar o plug-in.
Para executar nossa tarefa vamos usar o Manage XML-RPC, com este plugin fica simples e prático ativar e desativar o XMLRPC sempre que você desejar.

Vamos lá! Clique no Menu lateral Plugins e em adicionar novo, no campo de pesquisa digite: Manage XML-RPC. Instale e ative.

O Manage XML-RPC ficará disponível no menu lateral de seu Blog

Usando o .htaccess para desabilitar o XMLRPC

Se você tiver um pouquinho mais de conhecimento hospedagens e não quiser instalar novos plugins em seu WordPress, temos a opção de desabilitar o XMLRPC negando acesso ao arquivo através do .htaccess, edite o arquivo adicionando o código abaixo:

# Block WordPress xmlrpc.php requests <Files xmlrpc.php> order deny,allow deny from all allow from 123.123.123.123 </Files

Dúvidas? Deixe o seu comentário! T+!

Veja Também

  • Como excluir uma conta do Hotmail, MSN e Windows Live ID Como excluir uma conta do Hotmail, MSN e Windows Live ID Você quer deletar a sua conta do MSN, Hotmail ou qualquer outra conta do Windows Live? A própria Microsoft fornece uma maneira de apagar seu Windows Live ID sem dificuldade, aprenda […]
  • Colocando URL amigáveis no WordPress.orgColocando URL amigáveis no WordPress.org As URL amigáveis (friendly url) são mais limpas, mais descritivas e simpáticas com os usuários além de facilitar a indexação das páginas pelos motores de busca (SEO). Configurar de […]
  • Como criar widgets para o WorpressComo criar widgets para o Worpress Os widgets são complementos de códigos que que incrementam funcionalidades adcionais ao WordPress. Para prosseguir a leitura é recomendado que você tenha pelo menos noções básicas sobre […]
  • Como fazer o Firefox 4 voltar a salva abas (Firefox 5 e 6)Como fazer o Firefox 4 voltar a salva abas (Firefox 5 e 6) O Firefox 4 trouxe uma série de recursos e uma interface renovada para esquentar a briga na nova geração de navegadores, porém uma das novidades não agradou muito, agora por default o […]

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu