Pesquisadores desenvolvem materiais capazes de se auto-regenerar



Pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA) estão trabalhando no desenvolvimento de uma técnica revolucionaria que permite regenerar materiais automaticamente após eles sofrerem algum tipo do danos.

A tecnologia vem sendo desenvolvido a mais de uma década e a principio deve ser usado na construção e engenharia civil, seria por exemplo uma solução para restauração da estrutura de pontes e edifícios danificados por desastres naturais como terremotos.

O sistema utiliza uma fina rede de canais (menos de 100 milionésimos de um metro de diâmetro) ramificada pela estrutura do material, quando uma rachadura é detectada no corpo, um “agente de cura” preenche o espaço danificado. Uma analogia ao sistema de circulação sanguínea onde as plaquetas são transportados pelo sangue para o local de um ferimento, dando início o processo de cicatrização.

Os estudos condizidos pelo professor Nancy Sottos ainda estão longe de chegarem até um produto comercial produzido em larga escala, mais em um futuro talvez não muito distante, Os poderes do Wolverine podem estar disponíveis ao seu apartamento. 🙂

[via BBC]

Compartilhe Também:

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu