Jovem decide amputar a própria mão para implantar prótese biônica

Milo (26) nasceu na Sérvia, mas vive na Áustria desde a infância, ele ficou famoso depois de tomar uma decisão inédita, amputar a própria mão para colocar no lugar uma prótese biônica.

Sua escolha não foi por modismo, apesar de visualmente intacta a mão biológica de Milo estava completamente inerte. Há dez atrás ele teve um grave acidente de moto e seu ombro direito sofreu uma lesão no plexo braquial que deixou o braço sem movimento.
Depois de ser submetido a uma cirurgia em que foram colocados músculos e nervos retirados de uma de suas pernas, Milo recuperou a mobilidade do antebraço, mas não permaneceu paralisada.

Uma outra operação envolvendo o transplante de tecidos musculares e nervosos em seu antebraço também não conseguiu recuperar os movimentos da mão, mas fez aumentar o sinal elétrico passado de seu cérebro para seu antebraço, o que era o suficiente para movimentar uma mão biônica. Foi então que o jovem tomou a decisão da amputação voluntária.

A mão biônica está ligado ao sistema nervoso central com dois sensores colocados na pele do antebraço, fabricado pela empresa alemã de Próteses Otto Bock, ela pode comprimir-se e agarrar objetos em resposta a sinais do cérebro.

“A operação vai mudar minha vida, estou há 10 anos com esta mão inerte e nada melhor pode ser feito”.
Disse Milo antes da cirurgia no Hospital Geral de Viena.

A operação comanda pelo Dr. Oskar Aszmann (que fez a primeira desse tipo em 2010 no paciente da foto) gerou uma grande controvérsia entre os outros médicos que defendem que esforços devem ser focados sempre na recuperação dos membros físicos. Alheio a polêmica, Milo está feliz com sua decisão.

Eticamente incorreto ou funcionalmente bem sucedido?

[via BBC]

Compartilhe Também:

Este post tem 6 comentários

  1. Usou translate do google,né? Mas não importa o que vale é a informação.
    Acredito que isso acaba de abrir milhões de possibilidades para pessoas com problemas físicos, ele avançou em décadas as pesquisas de implante para grandes membros. Polêmica só atrapalha a ciência, devemos ter apenas cuidado para não exagerar.

    1. Na verdade usei o http://www.free-translator.com/ 🙂
      Realmente esse é um avanço médico-tecnológico importante, principalmente se considerarmos um país como o Brasil, onde a violência do trânsito faz mais vítimas que as guerras.

  2. Olá! O seu blog é muito legal!
    Você já ouviu falar no REDBUS? Não? O REDBUS http://redbus.freevar.com é o mais novo agregador de conteúdo da internet que não precisa da aprovação do editor para que os links ou conteúdos enviados (sem necessidade de cadastro) apareçam na página inicial. Acesse agora mesmo http://redbus.freevar.com e experimente!

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: