em

Tabela periódica ganha três novos elementos, Copérnico é homenageado


Quem anda estudando química agora vai ter um pouco mais de trabalho com a tabela periódica de elementos.

No dia 05 deste mês a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAP, sigla em inglês) aprovou os nomes de três novos elementos, incluindo um que vai homenagear o astrônomo Nicolau Copérnico.

Copérnico viveu no século XV, ele desenvolveu a teoria heliocêntrica a qual afirmava que a Terra gira em torno do sol, contrariando os dogmas da Igreja Católica e criando os fundamentos da astronomia moderna.

Os novos membros da tabela são os elementos de número 110 – darmstadtium (Ds), 111 – roentgenium (Rg) e o 112 – Copernicium (Cn).

Os nomes foram aprovados em uma assembléia geral da IUPAP ocorrida na cidade de Londres (Inglaterra) formada por delegados de academias nacionais e sociedades de física do mundo inteiro somando um total de 60 representantes.

“A nomeação destes elementos foi acordado em consultas com os físicos de todo o mundo e estamos satisfeitos de vê-los agora a ser introduzida com a Tabela Periódica”. Declarou o Dr. Robert Kirby-Harris – Secretário-Geral da IUPAP.

A Assembléia durou cinco dias e contou com a participação dos principais físicos do Reino Unido, neste evento tabém foi empossada a primeira mulher presidente do Iupac, Cecilia Jarlskog da Divisão de Física Matemática da Universidade Lund (Suécia).

Publicado por Ivanilton Quinto

Empresário viciado em tecnologia, Ivanilton Quinto adora desenvolver e brincar com soluções que tenham o poder de facilitar nossa rotina digital!

2 opinaram!

Deixe sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do a barrel roll – Faça o Google girar em sua tela

Transmissão de luta narrada por Galvão Bueno vira piada no Twitter