Script completo para validação de formulários em PHP

Imagem: josue salazar

Uma das partes que considero mais chata em um projeto é a validação dos formulários de entrada de dados, eu acabo sempre emburrado ela para o final dos trabalhos, mas dessa vez acabei acumulando um monte de formulários para validar suas variáveis e pesando no trabalho que teria, comecei a buscar uma alternativa que minimizasse meu trabalho, reduzindo meu código e tempo. Fuçando a net eu encontrei uma solução interessante o PHP form Validation.

O script é uma classe PHP que recebe as variáveis enviadas pelo $_POST e verifica sua validade de acordo com os critérios que você especificar, o resultado é que com poucas linhas de código você é capaz fazer maravilhas.

O script é quase completo, porém em sua versão original não possuía uma função muito importante que é a validação de datas, além de usar algumas funções depreciadas nas versões mais novas do PHP.

Como o PHP form Validation esta sobre a licença GPL, eu adaptei e corrigi o script para as necessidades dos programadores nacionais e estou disponibilizando ele para vocês aqui.

A validação dos dados é muito importante para garantir a confiabilidade das informações que serão armazenadas no seu banco de dados, é bastante interessante não recorrer apenas ao PHP para validar seus formulários, usando Javascript, você tem a possibilidade de evitar fluxo de dados desnecessários ao servidor, verificando previamente os dados no lado do cliente, mas esse assunto fica para uma próxima abordagem, até lá.

Exemplo de utilização:

<?php
require_once "formvalidator.php"; //incluindo a classe no projeto
$Show_Form = true;
if(isset($_POST ['Submit']))
{
 $validator = new FormValidator(); //criando o objeto validador.
 $validator-> addValidation("Nome", "req", "Por favor, preencha seu name"); //aqui você define os campos que serão validados
 $validator-> addValidation("Email", "email","este e-mail não é válido"); //a opção de validação e a massagem de erro.
 $validator-> addValidation("Email", "req", "Por favor, preencha seu e-mail");
 if($validator-> ValidateForm())//aqui você define o código caso a validação seja bem sucedida.
 {
 echo "Sucesso na validação dos dados";
 $Show_Form = false;
 }
 else
 {
 echo "Erros de validação:"; //caso contrário serão exibidos os erros encontrados.
 
 $error_hash=$validator->GetErrors();
 foreach($error_hash as $inpname=>$inp_err)
 {
 echo "
<ul>
<ul>
	<li>$inpname: $inp_err</li>
</ul>
</ul>
&nbsp;
 
n"; } } } if(true == $Show_Form) { ?>
 
<form accept-charset="UTF-8" action="" method="POST" name="test">Nome:<input name="Nome" size="20" type="text" /> Email:<input name="Email" size="20" type="text" /> <input name="Submit" type="submit" value="Submit" /></form><?php } ?>
Compartilhe Também:

Comentários(3)

Deixe seu comentário