em

7 dicas para aumentar a segurança em suas compras pela Internet

A Internet é um ótimo lugar para encontrar pechinchas, do par de sandálias a um apartamento de luxo tudo esta ao alcance do nosso mouse com comodidade, variedade e preço, esse trinômio faz o comércio eletrônico crescer a cada dia movimentando cifras milionárias.
Apesar dessas aparentes vantagens muita gente resiste em fazer transações online dizendo que não é seguro comprar pela Internet. A verdade é que essas pessoas estão totalmente certas!

Infelizmente não são apenas os consumidores virtuais que estão sujeitos a falta de segurança, se a gente for considerar todos os riscos que corremos ao sair de cassa, poderíamos chegar a conclusão que comprar na rua pode ser tanto ou mais arriscado que comprar pela Internet. Pelo menos online a gente só corre o risco de perder o dinheiro…

O fato é que nunca teremos 100% de segurança, mas com alguns cuidados básicos e pesquisas preliminares podemos tornar nossas compras pela Internet altamente seguras.
Então vamos às dicas:

  1. Desconfie de preços muito baixo, vender produtos online proporciona as empresas dar descontos sobre os produtos, pois elas reduzem uma séria de despesas operacionais como, funcionários manutenção de lojas, etc. Mais ninguém faz milagre, fuja pois pode ser uma fria.
  2. Verifique se a empresa existe fisicamente, consulte o CNPJ no site da Receita Federal, cheque também a inscrição estadual, com essas informações você terá endereços e telefones oficiais.
  3. Verifique a reputação da empresa ou marca, faça uma pesquisa em fóruns por opiniões de clientes um ótimo local de referencia é o site Reclame Aqui.
  4. Comprando de pessoas físicas como por exemplo em sites de leilão (ex. Mercado Livre), dê preferência a pessoas da mesma cidade em que você mora, você pode compra pela Internet e concluir a transação pessoalmente.
  5. Peça sempre o CPF,e verifique se é realmente do vendedor, entre no site do TJ de seu estado e verifique se existem ações criminais contra a pessoa e finalmente verifique se a agencia bancaria é condizente com o local que ele afirma morar, você pode encontrar o local da agência pelo número, consulte o site do banco ou Google.
  6. Verifique se os telefones informados realmente existem, e estão relacionados com a pessoa ou empresa.
  7. Verifique sempre a segurança do computador que você esta usando, evite computadores de uso público (trabalho, lan houses, etc) e mantenha seu ativirus sempre atualizado, em caso de qualquer desconfiança, suspenda imediatamente a operação.

Tomando essas precauções você vai diminuir bastante os riscos de ter problemas com suas compras e mesmo que venha ocorrer algum imprevisto, você poderá acessar com mais facilidade a justiça e exigir seus direitos.

Boas Compras!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email para receber atualizações com as últimas publicações do nosso blog.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total="false" button_on_newline="false" custom_font_size="16px" custom_border_radius="0" custom_border_weight="1" custom_padding="15" custom_spacing="10" submit_button_classes="" email_field_classes="" show_only_email_and_button="true" success_message="Sucesso! Enviamos um e-mail para confirmar a sua assinatura. Encontre o e-mail agora e clique em 'Confirmar' para iniciar a inscrição."]

4 opinaram!

Deixe sua opinião!
  1. Ótimo post, dicas que serão bem aproveitadas para quem não tem muita experiência em compras pela internet.. já eu compro de tudo principalmento a parte de eletrônicos sempre acho por preços mais em conta do que nas lojas convencionais!

  2. O Segredo de comprar on line é buscar lojas gabaritadas e que já atuam no mercado a vários anos. Não ter dor de cabeça com a negociação, compensa o fato de, as vezes, pagar um pouco mais caro. eu, por exemplo, compro sempre na COMPREFACIL que pertence ao grupo HERMES. Nunca tive problemas, além de ter um preço ÓTIMO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *