Estudo diz que Bob Esponja pode prejudicar o desenvolvimento cerebral das crianças

Não é difícil de perceber que o Bob Esponja não é um desenho animado muito inteligente e talvez nada educativo, porém os resultados de um estudo realizado pela Universidade da Virginia (EUA) revelaram um fato bem mais preocupante. O desenho pode causar danos a capacidade cognitiva dos pequenos espectadores.

O estudo, publicado na revista Pediatrics, foi realizando com 60 crianças com quatro anos de idade divididas em três grupos de 20, cada grupo foi submetido a um intervalo de nove minutos de atividades: Um grupo passou o tempo assistindo ao Bob Esponja, o segundo assistiu ao desenho educativo Calliou. E o último grupo passou o tempo apenas desenhado.

Posteriormente foram avaliadas a memoria e a habilidade do pensamento das crianças. O grupo que passou o tempo assitindo ao Bob Espoja teve um rendimento bem abaixo dos demais, que obtiveram resultados semelhantes entre si.

A teoria dos cientistas é que o cérebro infantil fica sobrecarregado pelo nível de estimulação provocados pelas mudanças de cena rápidas e freqüentes do desenho, elas mudam inteiramente em média a cada 11 segundos, o que acaba comprometendo o desempenho intelectual subseqüente. Não foram comprovados os efeitos a longo prazo, mais podemos considerar as consequências que esse tipo de desenho animado pode trazer a crianças que passam horas diárias assistido televisão.

As informações são do The Washington Post.

Bob Espoja X Calliou (vídeos):

Compartilhe Também:

Deixe seu comentário