Compartilhe com um Amigo:

O mundo está em evolução e não é estranho que comecemos a aperceber-nos de que a entrada de novas tecnologias está a acelerar este processo.
Alguns produtos em atual desenvolvimento parecem verdadeiros projetos de ficção científica e levam-nos a idealizar um futuro bem distinto para o mundo.
Embora a evolução seja rápida e as mudanças aconteçam de forma quase inadvertida e antes que tenhamos tempo de as prever, a verdade é que existem já indícios de que algumas tecnologias atualmente em desenvolvimento venham a mudar o mundo nos próximos anos.
Hoje vamos conhecer 5 novidades tecnológicas que vão mudar o mundo.

1. Tecnologia de realidade aumentada

realidade aumentada

Já se fala da realidade aumentada há vários anos mas, agora, esta tecnologia parece estar prestes a surgir no nosso cotidiano .
Através do sistema de realidade aumentada, as pessoas passarão a conseguir fazer mais do que imaginar o futuro. Será possível saber como ficará uma casa antes de esta estar acabada, como ficará um corte de cabelo antes de estar feito, como será um jardim florido antes da Primavera.
A percepção dimensional está prestes a mudar com esta tecnologia, na qual o investimento tem sido intenso.

 

2. Quinta geração de internet móvel

5g

Os smartphones são, hoje, quase a extensão do nosso braço e, por isso mesmo, não é estranho que a quinta geração de internet móvel esteja prestes a dominar.
A passagem do 4G para o 5G é algo provável e que vai promover fortes mudanças nas infraestruturas relativas à comunicação.

 

3. Impressoras 3D na saúde

impressora 3D

As impressoras 3D já existem, embora o seu uso seja residual. Espera-se que esta tecnologia comece a ser cada vez mais utilizada e que passe, também, a cumprir um papel na medicina.
A impressão de órgãos (como o fígado ou mesmo um osso) parece uma das respostas prováveis para os transplantes do futuro.
Uma mudança positiva que é esperada ainda dentro da próxima década.

 

4. Baterias de estado sólido

A preocupação com o ambiente também promove o avanço tecnológico e, neste caso, leva ao desenvolvimento de baterias de estado sólido, que prometem libertar-se dos eletrólitos líquidos (poliméricos) e passar a utilizar eletrólitos sólidos e eletrodos.
Assim, as baterias de polímero de lítio serão substituídas por outras, sendo que a indústria automóvel tem sido uma das principais propulsoras desta novidade, mantendo um forte investimento neste tipo de investigação.

5. Carros autônomos

carro autonomo

A ideia – talvez, aos olhos de alguns, algo futurista – de que se criem carros autônomos, já esteve mais longe de ser uma realidade com impacto mundial.
Nos Estados Unidos, este tipo de carro autônomo está já em fase de teste e tem obtido resultados positivos. A sua entrada está eminente e depende, apenas de problemas legais que não permitem, ainda, a circulação deste tipo de veículo.
Menos poluentes do que os carros convencionais e idealmente também mais seguros, acredita-se que, assim que seja lançado para a esfera pública, este tipo de carro se torne bastante comum, gerando uma mudança no mundo.
Acredita-se que, até 2026, pelo menos 10% dos veículos americanos sejam carros autônomos.

 

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu