em

5G faz mal à saúde? Conheça alguns mitos e verdades sobre ele

No último dia 6 de agosto, chegou ao Brasil o tão aguardado sinal 5G. Conforme Moisés Moreira, conselheiro e vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o sinal foi liberado primeiramente em Brasília, como um teste neste primeiro momento. Confira se 5G faz mal à saúde.

 

Com um mundo cada vez mais virtual e veloz, o sinal 5G surgiu como uma forma de suprir a necessidade de uma conexão mais rápida. Amplamente utilizada no mundo, o tão esperado 5G chegou no Brasil e promete revolucionar. Entretanto, alguns mitos sobre ele surgiram na internet, e trouxemos este artigo para te mostrar o que é mito e verdade sobre o 5G! Confira abaixo.

 

O 5G chegou! Então, o 4G deixará de funcionar? 5G faz mal à saúde?

 

Mito! Apesar do sinal de 5G já ter chegado, o 4G não deixará de operar tão cedo, ainda mais porque a maioria dos dispositivos brasileiros não suportam o 5G. Além disso, o 5G conta com uma antena diferente das atuais, portanto, será necessário um tempo para adaptação dos aparelhos.

 

Sendo assim, mesmo que o 5G esteja funcionando, você pode utilizar o 4G sem problemas, da mesma maneira que ocorreu com a transação do 3G para o 

modelo atual.

O 5G vai demorar para chegar para o resto do Brasil?

 

Sim, é verdade. Conforme informações da Agência Brasil, as próximas capitais a terem o 5G liberado serão São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. No resto do Brasil, não tem data prevista para liberação. Inicialmente, o edital do leilão do 5G, concedido em novembro do ano passado, previa que todo o Brasil deveria ser atendido pela novidade até 31 de julho.

Entretanto, diversos problemas com a escassez de chips e alguns atrasos na produção e importação de equipamentos eletrônicos devido à pandemia do covid-19 provocaram atrasos no cronograma de implementação em todo o Brasil.

 

Na prática, o 5G é um novo tipo de sinal de internet. Devido ser uma novidade, os usuários poderão enviar e receber informações através dele de forma rápida, pois não é usado por muitas pessoas. Por isso, o 5G terá uma velocidade muito maior do que qualquer outro tipo de internet, permitindo avanços na sociedade.

 

O 5G demandará mais antenas? 

 

Sim! Isso porque ele utiliza antenas diferentes do que a maioria da população conhece. Inclusive, essa é uma das grandes razões da expansão da tecnologia. Embora a aplicação do 5G tenha coordenação federal, a implementação das antigas exige uma licença municipal, facilitando a sua instalação.

 

Hoje, somente 12 das 27 capitais estabeleceram leis adequadas para isso. Devido à maioria das antenas serem datadas da década de 1990, é necessário a substituição das estruturas, pois o 5G exige uma antena menor, com um tamanho similar a um split de ar condicionado.

 

As antenas 4G não são suficientes para reproduzir o 5G?

 

Não! Primeiramente, o 4G será mantido, o que pode congestionar as antenas. Além disso, existe uma questão técnica, pois a frequência é inversamente proporcional ao comprimento de onda, o que é a principal causa para as antenas não serem compartilhadas.

 

Neste sentido, quanto maior a frequência, menor será o comprimento de onda. Como o 5G possui uma frequência alta, ele possui uma onda curta. Por ter ondas mais curtas, é necessário que o 5G tenha mais antenas, ainda mais do que as que já existem para o 4G.

 

O 5G pode trazer uma revolução?

 

Depende. Basicamente, essa é uma das grandes questões a ser respondida, e depende de um pouco de tempo para encontrar a verdade. Basicamente, como sua velocidade é cem vezes maior do que o do 4G, o 5G promete transformar completamente a maneira como navegamos na internet.

 

Entretanto, devido à instalação demorada, podemos dizer que essa mudança não será imediata. De qualquer forma, conseguimos perceber como o 4G trouxe uma grande revolução quando foi implementada, logo, dá para ver que com o 5G não será muito diferente.

 

Afinal, o que o sinal de 5G vai permitir?

 

O principal diferencial do 5G está no acréscimo de velocidade de conexão, favorecendo a vida dos usuários, além de explorar diversas novas possibilidades digitais. Com um mundo completamente digital, ter uma internet mais rápida passou a ser uma obrigação, especialmente em aparelhos mais sofisticados.

 

Por exemplo, alguns aplicativos de viagens como 99 Pop e Uber só puderam ser lançados depois que o 4G permeia o mercado. Anteriormente, a banca de 3G não permitia viabilizar esse tipo de aplicativo, devido a seu tamanho e exigência de banda. Na época, essa fase foi conhecida como “indústria 4.0”.

 

Com o 5G, não somente os smartphones ganharam novas possibilidades, mas carros autônomos ganharam as ruas com grande facilidade, além de possibilitar o aumento da capacidade dos vídeos e das plataformas de streaming. Paralelamente, os novos dispositivos eletrônicos ganharão outras funções, além de mais equipamentos ganharem o mercado.

 

Além disso, o 5G melhorará a vida de quem depende da comunicação pelo smartphone. Isso porque as ligações virtuais deverão se tornar melhores e mais comuns. Por outro lado, as chamadas de vídeo estarão com uma qualidade melhor, além de novas funções para aprimorar a sua experiência.

O 5G faz mal à saúde?

 

O maior dos grandes mitos sobre o 5G é se ele faz mal à saúde. Bem, podemos dizer que existe uma quantidade de radiação emitida pelas antenas do novo tipo de banda de conexão, mas isso não é exatamente o que parece. Isso porque a radiação, neste caso, é muito pequena, e não oferece nada nocivo aos seres vivos do planeta.

 

Portanto, é necessário entender que o 5G não fará mal a saúde de ninguém, pelo contrato! A nova banda poderá oferecer uma vida mais rápida na internet, trazendo à tona projetos como carros autônomos mais rápidos e conexões por todo o mundo.

 

Por fim, os benefícios do 5G ainda serão descobertos, pois o sistema ainda não tem expectativa de ser implementado em todo o Brasil. Enquanto isso, diversas notícias sobre o seu uso ainda irá sair, logo, é melhor ficar preparado para quando o seu celular estiver usando a melhor banda do planeta!

E você? Você acha que o 5G faz mal à saúde? Deixe sua opinião pra gente no campo de comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email para receber atualizações com as últimas publicações do nosso blog.

Deixe o seu comentário: