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Este assunto não tem razão de ser, e as ferramentas que existem para o desenvolvimento em Flash e Silverlight, o que existe para HTML5? O grau de dificuldade e tempo que se leva para conseguir concretizar algo em HTML5 face a algo em Silverlight ou Flash é muito diferente…
Você esta certo em parte Rodrigo.
O HTML5 ainda esta em fase de desenvolvimento, e quem quiser se aventurar nele no momento, deve trabalhar na “unha”, enquanto as outras ferramentas já estão no mercado a um bom tempo, apoiadas por grandes empresas.
Por outro lado, junto ao amadurecimento da linguagem HTML5, com certeza vão surgir uma infinidade de ferramentas para facilitar o trabalho dos desenvolvedores, e não vai fazer muito sentido usar varias linguagens em um projeto para atingir objetivos distintos, como é feito hoje, se for possível fazer tudo usando apenas uma, no caso o próprio HTML5.
Já testei Flash Molehill (3D do Flash) e WebGL (3D do HTML 5). Tenho a conclusão que a frase “Adeus Flash e Silverlight” está totalmente equivocada. Transistor não substituiu as válvulas. Energia eólica não substituiu a gasolina. Não é todo mundo que vai se aventurar no javascript pra conseguir as funcionalidades desejadas.
Outra coisa é desempenho. Algoritmos pesados, como data mining e redes neurais, demoram mais no javascript do que em plugins próprios. Também sou a favor da liberdade, todavia HTML5 se comporta diferente em diferentes browsers e diferentes SOs.
É Anderson, o adeus já começou:
Adobe se rende ao HTML5 e encerra Flash Player para Android
A Adobe desabilitou a instalação de seu Flash Player em dispositivos móveis com Android nesta quarta-feira. Apesar dos grandes planos que nutria para o programa, a empresa sofreu um grande revés quando a Apple se recusou a adotá-lo. Com essa decisão, a Adobe abdica da tentativa de implementar o Flash em smartphones e se rende ao HTML5.
Nos aparelhos com a versão 4.1 do Android, chamada de Jelly Bean, o Flash não era mais necessário – e em novembro de 2011 a Adobe já havia reconhecido que o foco deveria ser voltado ao HTML5. “O HTML5 é universalmente aceito na maior parte de dispositivos móveis, em alguns casos exclusivamente. Isso o torna a melhor solução para criar e distribuir conteúdo em plataformas móveis”, disse na época o vice-presidente da companhia, Danny Winokur.
No mesmo período do ano passado, a empresa divulgou que descontinuaria o desenvolvimento do Flash Player para navegadores mobile. A Adobe recomendou, inclusive, que o Flash Player fosse desinstalado de dispositivos em que se opte por fazer o upgrade para o Android 4.1.
Fonte:Terra
Muito bom o post, bacana o conteudo!