Cinco razões para não usar o Internet Explorer 9

Depois de algumas semanas usando o recém-lançado Internet Explorer 9 (IE9) e uma série de outros navegadores de Internet, a conclusão que tenho é que a versão 32 bits do IE9 é muito melhor do que qualquer outra versão do IE lançada até hoje, mais ela esta bem longe de se tornar o meu browser padrão, e eu vou explicar o porquê.

1. Incompatibilidades com sistemas operacionais

Quando se trata de sistemas operacionais, o IE9 funciona com Windows 7 e com o Vista e isso é tudo. Se você ainda usa XP está sem sorte, mais pelo menos você não é o único azarado, de acordo com NetMarketShare, a maioria dos usuários ainda usam o Windows XP, 55% contra 23% com o Windows 7 e apenas 11% usam o Vista, por que afinal não existe IE9 para XP?

A resposta é simples a Microsoft quer vender o Windows 7, mesmo se você não precise ou não queira ele…

Naturalmente, a Microsoft também não vai lançar o IE9 para MacOSX ou muito menos para Linux. Na verdade, Dean Hachamovitch, chefe do grupo de engenharia da Microsoft responsável pelo IE vangloriou-se desse fato dizendo, “Outros navegadores diluem os seus investimentos de engenharia em vários sistemas. Como nosso foco é exclusivamente em um, o IE pode tirar o máximo partido na experiência com o Windows e seu hardware.”

Engraçado, Chrome, Firefox e o Safari parecem funcionar muito bem, apesar de serem multiplataforma.

2. Desempenho

Sim, o IE9 realmente é o vencedor no benchmark JavaScript SunSpider 0,91, mas uma suíte completa de testes revelam que o IE 9 perde para o Chrome e até mesmo para o release candidate do Firefox 4 em outros benchmarks.

Se você passar a usar e comparar os novos navegadores por algum tempo vai perceber que, embora o IE9 seja muito mais rápido do que seus antecessores, não é realmente mais rápido que seus rivais.

3. A versão de 64 bits do IE 9 é de segunda categoria.

Claro, quando eu digo que o IE 9 é mais rápido, eu estou falando sobre a versão de 32 bits. O modelo de 64 bits é uma lastima. É várias vezes mais lento do que todos os outros navegadores quando se trata de JavaScript.

Faria mais sentido fazer o que todos os outros desenvolvedores de browsers fazem e marcar a versão de 64-bit do IE como experimental. Dessa forma, a Microsoft poderiam ter certeza de que os usuários do IE9 possam ter uma experiência boa com o navegador.

Continuar lendo, razões 4 e 5…

Compartilhe Também:

Este post tem 11 comentários

  1. Razão número 6:

    O fato de ser o Internet Explorer já razão mais do que suficiente

  2. A informação neste artigo é uma lastima.

    Deviam preocupar-se em passar a informação que o Internet Explorer 9 já está disponível e todos os que utilizam versões anteriores devem actualizar para esta nova versão, pois é a mais segura, mais inovadora e mais rápida de toda a série de browsers da Microsoft.

    A única coisa que fazem aqui é criticar o Internet Explorer.

    No ponto 1, defendem que o IE9 deviam ser compatível com sistemas operativos mais que ultrapassados (WinXP). Para que perder tempo a tornar uma aplicação nova e fresca, compatível com outra aplicação cheia de bugs e falhas de segurança?

    É claro que a Microsoft quer vender, é uma empresa. Ninguém se torna líder de mercado à toa. Qualquer actualização de software que se obtenha da Microsoft (seja relativamente a sistemas operativos ou qualquer outro tipo de aplicação) é mais qualidade, performance e segurança assegurada.

    O Windows 7 é de longe o melhor sistema operativo alguma vez desenvolvido pela Microsoft, e o mesmo para o Internet Explorer 9 nos browsers.

    Claro, que podem recomendar aos vossos amigos utilizarem outros browsers (eu próprio utilizo o Firefox), mais fiáveis. O problema aqui é que estão a dizer aos vossos leitores para não ACTUALIZAREM O BROWSER se já tiverem a versão 6, 7 ou 8.

    Independentemente do software em questão, é importante utilizar sempre a última versão disponível. Principalmente qualquer existem questões relacionadas com segurança e dados privados (internet no geral).

    Testei a versão 64 bits do Internet Explorer e notei alta diferença de performance. (A Mozilla do Firefox, por ex, nem se deu ao trabalho de desenvolver uma versão 64 bits a este nível).

    E quando voltam novamente a criticar o IE9 no vosso artigo, eu digo-vos:

    Pela primeira vez, a Microsoft preocupou-se em desenvolver um browser com os standards de código em conformidade com as novas tecnologias e o mercado actual (HTML5, CSS3 por exemplo).

    1. Olá Tiago, não questionamos os melhoramentos que a Microsoft fez no seu navegador, mais do que necessários, diga-se de passagem, mais como podemos recomendar que todos passem a usa-lo? A maioria dos usuários não pode usar o novo IE simplesmente porque ele não é compatível com seu OS. Não vamos aqui incentivar a pirataria, mas acho que não vale apenas fazer um upgrade só para atualizar o navegador, principalmente quando existem opções tão boas ou melhores no mercado, lhe pergunto, e quanto as pessoas que usam maquinas mais modestas? A concorrência esta provando que é possível implementar melhor segurança no software independente do Sistema em que ele roda. Não sou contra o Sevem, só acredito que as pessoas devam usa-lo por vontade própria, não por imposição. E por fim acredito que as criticas são necessárias para que não repitam os mesmos erros no futuro.
      Um abraço.

  3. Sem entrar em análises detalhadas, discordo principalmente com o título do artigo “Cinco razões para não usar o Internet Explorer 9”

    O que eu entendia deste título (se utilizasse o IE8, por ex) é que não devia fazer a actualização para o IE9, tendo o Windows 7 ou não.

    Tendo em conta o conteúdo do vosso artigo, o título que se adequava melhor seria algo a referir que as alternativas ao Internet Explorer continuam a ser melhores que o IE9.

    Porque é basicamente do que falam aqui.

    1. Obrigado pela contribuição.

  4. Bom artigo, estava pensando em instalar o IE9, mas ainda uso o XP em um P4 e não pretendo gastar dindim por esses tempos. Parece que eu vou estar aderindo ao Chrome!

  5. Instalei perfeitamente o IE9, mas encontrei um problema, ele causa conflito com o Windows Mail 2011 e com o Outlook 2007/2011, simplismente quando instalo o IE9 não consigo mais receber meus mails do hotmail nestas aplicação, mas se desinstalo, tudo volta a funcionar normalmente. INTERESSANTE NÃO!!! A microsoft com seus bugs, eu resolvi desinstalar o IE9 e continuar com o CHROME mesmo…

  6. Tenho W7,meu pc tem 4 meses de uso,o update mandava atualizar direto e quando atualizei veio o IE9 junto no pacote e a partir daí começou minha dor de cabeça:tudo que mecho no pc que depende do IE9 dá pau,meu pc trava todo ,tenho que forçar o desligamento,é foda.Já desinstalei o navegador mas o update sempre manda instalar ele novamente assim como o msn 2011 que eu também não gosto,o problema maior é que se não instalar muitas atualizações importantes ficam pendentes atrapalhando ainda mais o desempenho do pc.Meu problema persiste com travamentos em um hd de 4 meses,eu sem entender nada de pc e o pior,sem ‘dindim’ pra chamar um tecnico e tudo isso por causa do IE9 por que o IE7 de antes funcionava normalmente.Se alguém usa o 9 no W7,funciona normalmente e tem alguma resposta para meu problema por favor me ajudem!Desde já agradeço,obrigado!

  7. cara, acabei de adquirir um note acer aspire one 722… e já veio com o ie9… e não consigo instalar nada nele, queria por o chrome e simplesmente na pagina de download do mesmo, tem um javascript void(0)… q não m diz onde esta o fonte do download e não mostra erro, não mostra nada, simplesmente não executa o download… parece ser um caso de forçar nos clientes a usar o ie9…. isso pra mim já é terrivel, esse tipo d imposição….. vou formatar o computador…. porq não adimito isso.
    ps… sou analista de sistemas, então não sou leigo no assunto…
    :>)

  8. Uma grande vantagem de usar o Internet Explorer é a “experiência de leitura”. O texto é mais claro e visível no Internet Explorer do que qualquer outro browser de internet. Isto é principalmente porque a Microsoft tem um bom acesso para o “ClearType API”. Embora considerando esta característica particular que é a”experiência de leitura”, o Firefox vem em segundo lugar e com crómio na terceira posição.

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: