Firefox derruba liderança do Internet Explorer na Europa



Segundo dados da StatCounter, o Firefox ultrapassou o Internet Explorer na Europa, a raposa  é o navegador  preferido de 38,11% dos internautas europeus enquanto o Explorer registrou 37,52% de participação.
Em novembro, o browser da Microsoft detinha 38,91%, contra 38,5% do Mozilla.

Apesar do acirramento da disputa, os dois sistemas tiveram queda de partipação de mercado. O único que registrou crescimento foi o Chrome, do Google, que ficou na terceira posição, saltando de 5,06%, em dezembro de 2009, para 14,58% no mês passado. Isso significa que o navegador do Google quase triplicou o market share na comparação anual.

Um dos fatores que pode ter afetado a participação do Explorer foi o acordo antitruste celebrado em 2009 entre a Microsoft e a Comissão Europeia, que obrigou a empresa a permitir que o Windows aceitasse navegadores de internet concorrentes. Anteriormente, o Explorer vinha como browser padrão no sistema operacional.

Em termos globais o IE ainda mantém a liderança do mercado com 46,9% de usuários em dezembro de 2010, logo atrás vem Firefox com 30,7%. O Chrome conta com 14,8% do mercado, seguido pelo Safari, da Apple, (4,79%) e pelo Opera, da norueguesa Opera Software (2,07%).

As estatísticas da StatCounter se baseiam na coleta de 15 bilhões de páginas web vistas em uma rede global de mais de 3 milhões de sites monitorados.

Fonte: Reprodução

Compartilhe Também:

Deixe o seu comentário:

Fechar Menu