Estudo diz que Bob Esponja pode prejudicar o desenvolvimento cerebral das crianças
Não é difícil de perceber que o Bob Esponja não é um desenho animado muito inteligente e talvez nada educativo, porém os resultados de um estudo realizado pela Universidade da Virginia (EUA) revelaram um fato bem mais preocupante. O desenho pode causar danos a capacidade cognitiva dos pequenos espectadores.
O estudo, publicado na revista Pediatrics, foi realizando com 60 crianças com quatro anos de idade divididas em três grupos de 20, cada grupo foi submetido a um intervalo de nove minutos de atividades: Um grupo passou o tempo assistindo ao Bob Esponja, o segundo assistiu ao desenho educativo Calliou. E o último grupo passou o tempo apenas desenhado.
Separamos alguns artigos que você também pode gostar de ler:
Posteriormente foram avaliadas a memoria e a habilidade do pensamento das crianças. O grupo que passou o tempo assitindo ao Bob Espoja teve um rendimento bem abaixo dos demais, que obtiveram resultados semelhantes entre si.
A teoria dos cientistas é que o cérebro infantil fica sobrecarregado pelo nível de estimulação provocados pelas mudanças de cena rápidas e freqüentes do desenho, elas mudam inteiramente em média a cada 11 segundos, o que acaba comprometendo o desempenho intelectual subseqüente. Não foram comprovados os efeitos a longo prazo, mais podemos considerar as consequências que esse tipo de desenho animado pode trazer a crianças que passam horas diárias assistido televisão.
Inscreva seu email para receber atualizações com as últimas publicações do nosso blog.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total="false" button_on_newline="false" custom_font_size="16px" custom_border_radius="0" custom_border_weight="1" custom_padding="15" custom_spacing="10" submit_button_classes="" email_field_classes="" show_only_email_and_button="true" success_message="Sucesso! Enviamos um e-mail para confirmar a sua assinatura. Encontre o e-mail agora e clique em 'Confirmar' para iniciar a inscrição."]